quarta-feira, 6 de abril de 2011

A verdadeira doutrina e os falsos mestres

                                          

 ESTUDOS: Autor Daniel J. de Souza
parte 2

A ocasião: Liberto de sua primeira prisão em Roma, em 62 d. C., Paulo voltou às igrejas que havia fundado antes da prisão, para ver seu estado espiritual.  Em Éfeso ele observou que durante sua ausência, falsos mestres haviam se infiltrado na igreja causando muita confusão entre os crentes.  Os líderes destes falsos mestres eram Himeneu e Alexandre, os quais eram tão persistentes em seus vis esforços, que Paulo deixou Timóteo em Éfeso exclusivamente para proteger a igreja dos enganos de tais mestres 1º Tm 1:3, 20.

           Reconhecendo a timidez e desânimo de Timóteo, Paulo escreveu-lhe uma forte admoestação, encorajando-o a ser firme para com os falsos mestres e a eleger líderes fiéis para ajudá-lo na igreja.  Esta carta provavelmente foi escrita de Filipos, na Macedônia, cerca de 63 d.C.

Tema: O tema geral de 1º Timóteo é: Instrução para um líder de igreja sobre o seu ministério.  Este tema é claramente revelado em 1º Timóteo 3:14-15 e 1º Timóteo 4:6.

           “Escrevo-te estas coisas, esperando ir ver-te em breve; para que, se eu tardar, fiques ciente de como se deve proceder na casa de Deus...”

           “Expondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Cristo Jesus...”












Pg. 4
ESBOÇO
           A primeira Epístola a Timóteo contém dois tipos básicos de instrução:
a) Instrução sobre a Igreja ( Cap. 1 – 3 );
b) Instrução sobre o líder da Igreja ( Cap. 4 – 6 ).
           Contudo as duas ares principais de conselho, são: “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina...” 1º Tm 4:16.

           O capítulo 1 – a instrução para a Igreja abrange o assunto do perigo dos falsos mestres.
           O capítulo 2 – o lugar da oração e a posição das mulheres no culto de louvor.
           O capítulo 3 – instrução para a escolha de obreiros.

           A instrução dada diretamente a Timóteo, exorta-o a viver como um exemplo ante a apostasia vindoura ( Cap. 4 ), e como se relacionar com grupos diferentes na Igreja tais como viúvas e anciãos ( Cap. 5, escravos e ricos ( Cap. 6 ).


Instrução para a igreja
Instrução para o ministério
Doutrina




  
Culto





  Líderes




  
Viver como
Exemplos




Relacionando-se                                                   com vários           grupos


     
  Cap. 1
 Cap. 2
  Cap. 3
     Cap. 4
    Cap. 5


·       A vida de Timóteo
·      A verdadeira doutrina e os falsos mestres ( Cap. 1 )
·       Conclusão
·       Biografia




Pg. 5
A VIDA DE TIMÓTEO

           Timóteo significa, “Que adora a Deus”.  Que tipo de homem era Timóteo?  Um companheiro de trabalho a quem Paulo muito amava.

·      Infância e mocidade: Timóteo provavelmente nasceu em Listra.  Seu pai era grego pagão e sua mãe ( Eunice ), bem como sua avó (Loide ), eram judias crentes At 16:1.  Desde seus primeiros passos, estas duas mulheres ensinaram cuidadosamente ao pequeno Timóteo, as Escrituras do Velho Testamento, 2º Tm 3:15.  Paulo elogia a fé genuína dessas duas mulheres 2º Tm 1:5 e, mais especificamente, descreve Eunice como uma crente At 16:1. Presume-se que ela e seu filho foram salvos em Listra, na primeira jornada missionária de Paulo 1º Tm 1:2.

·      Viagens missionárias com Paulo: At 14:6, At 14:21 e 1º Tm 1:2.  Paulo voltou à cidade de Timóteo em sua segunda viagem missionária.  Impressionado pelo conhecimento que Timóteo tinha da Palavra de Deus, e reconhecendo que ele era habilitado para o trabalho missionário, Paulo convidou-o acompanha-lo em seu ministério. 

           Os judeus crentes achavam difícil aceitar Timóteo, por causa da sua origem grega, pelo que Paulo tomou duas atitudes para remediar a situação. Primeiro, como Timóteo não havia sido circuncidado quando bebê, Paulo fez cumprir esse ritual da lei At 16:3. 
 continua amanha.
Deus te abençoe.
Ir Fausto W. Brasil





Nenhum comentário:

Postar um comentário