terça-feira, 5 de abril de 2011

A verdadadeira doutrina e os falsos mestres

Estudos : Autor Daniel J. de Souza

parte-1
INTRODUÇÃO

           O livro de Atos termina com Paulo aprisionado em Roma, por dois anos ( 60 – 62 d. C ).  Após libertado, Paulo voltou a visitar as igrejas que fundara por toda a Ásia Menor.  Uma das igrejas que Paulo visitou nesta jornada foi a de Éfeso.  Esta igreja era composta de muitas congregações pequenas que precisavam de líderes mais maduros.  Nesta época, a igreja de Éfeso também passava por problemas com falsos mestres que adulteravam a fé, confundindo as pessoas através de falsas doutrinas.

           Sabendo que era importante continuar sua jornada até Filipos e Tessalônica, Paulo deixou Timóteo em Éfeso para estabelecer novos líderes e proteger a igreja das artimanhas dos falsos mestres.  Ao chegar a Macedônia, sentiu que não poderia voltar a Éfeso tão cedo quanto previa, daí escrever a Timóteo uma carta de admoestação e encorajamento 1º Tm 3:14-15.

Época da escrita das epístolas paulinas
1º - Durante viagens missionárias: Gálatas, 1º e 2º Tessalonicenses, 1º e 2º Coríntios e Romanos.

2º - Durante a primeira prisão em Roma: Éfesios, Colossenses, Filemom e Filipenses.

3º - No ínterim entre as prisões em Roma: 1º Timóteo e Tito.

4º - Na última prisão em Roma: 2º Timóteo.

           Neste estudo de 1º Timóteo, abordamos os problemas da Igreja, também nos dias de hoje, mas do ponto de vista de um pastor.  Estas epístolas têm sido chamadas: “Epístolas pastorais” porque foram dirigidas mais para pastores do que propriamente para as Igrejas.  A primeira das epístolas pastorais a ser estudada aqui, é 1º Timóteo. 

           Este estudo é importante guia para a organização de uma Igreja e prove uma informação pertinente sobre o bom relacionamento entre os líderes e demais membros da Igreja.
Continua amanha.
Deus te abençoe.
Ir Fausto W. Brasil



Nenhum comentário:

Postar um comentário