quinta-feira, 6 de junho de 2013

Como se fortalecer na força e no poder de Deus.


Tema da mensagem
Como se fortalecer na força e no poder de Deus.
Texto base:
Efésios 6.10-18
Armadura de Deus
 Couraça da justiça,
Capacete da salvação  , Espada do Espírito  , Escudo da fé
Objetivo: Fazer com que o ouvinte seja instruído como por um manual para ter todo o aproveitamento no uso das armas espirituais.
Introdução
Efésios - é um dos livros do Novo Testamento. Teria sido escrito pelo apóstolo Paulo em Roma  em forma de carta aos efésios. A carta aos Efésios transmite para nós um rico transbordar de revelação divina, brotando da vida de oração de Paulo. Ele escreveu a carta quando estava prisioneiro por amor ao Cristo (Efésios 3:1Efésios 4:1 Efésios 6:20). É crença geral que Paulo escreveu Efésios também para outras igrejas da região, e não apenas a Éfeso. Possivelmente ele a escreveu como carta circular às igrejas de toda a província da Ásia.
Como se fortalecer na força e no poder de Deus
A alegria de Paulo mesmo na prisão pregando o evangelho ( fl. 1.14). 
Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
5:1-2 Como filhos de Deus, devemos imitá-lo  Que desafio! Imitar o Deus santo que nos criou! Especificamente, devemos imitar o amor de Cristo. Andar em amor  antes andávamos no pecado, fazendo a vontade da carne (ef.2:2-3). Agora andamos em boas obras ef. 2.10.  O amor se torna o caminho da vida do discípulo. “Portanto, não sejais participantes com eles" (ef. 5.7). Não podemos fazer acordos com o pecado ou servir Cristo a meio termo. Temos de deixar o pecado e nos dedicar a Cristo.
Como se fortalecer na força e no poder de Deus.
5:8-21: Devemos observar o que éramos e agora que somos com Cristo
Passamos das trevas para a luz. Éramos trevas Agora somos luz, Andávamos no pecado agora Andamos como filhos da luz (5:9), Obras infrutíferas  agora Fruto da luz (5:9-10), Néscios (5:15)  agora Sábios (5:15), Insensatez (5:17)  agora Compreensão da vontade do Senhor (5:17), Embriagados com vinho (5:19) agora Cheios do Espírito (5:17), Não sejam cúmplices do pecado, a postura do cristão em relação ao pecado precisa ser bem definida amar a Deus exige odiar o pecado.
 Falando, entoando, louvando com salmos, hinos e cânticos espirituais ,dando graças ao Pai em nome de Jesus, sujeitando-nos uns aos outros no temor de Cristo
Efésios 5:22 - 6:9  Para entender bem o trecho incluído neste estudo, temos de lembrar do finalzinho do último parágrafo. A terceira coisa que fazemos para nos encher do Espírito é sujeitar-nos "uns aos outros no temor de Cristo" (21). A submissão mútua é a base do ensinamento sobre várias relações humanas que estudaremos agora. Mulheres devem se submeter aos maridos mas, em outro sentido, os maridos devem se submeter às esposas. Filhos devem ser sujeitos aos pais, mas os pais se submetem aos filhos, também. Servos devem obedecer os seus senhores, mas o patrão serve o empregado
Como se fortalecer na força e no poder de Deus
6:1-4 Filhos devem:Obedecer aos pais no Senhor, ou seja, enquanto as instruções dos pais não contradizem a vontade de Deus - veja Atos 5:29).
Pais devem: Não provocar os filhos à ira. Criar os filhos na disciplina e na admoestação do Senhor.
6:5-9 Servos devem: Obedecer aos seus senhores. Não servir para agradar aos homens, e sim ao Senhor. Senhores devem: Tratar os servos com respeito. Evitar ameaças, lembrar que todos  os senhores e os servos  são servos do mesmo Pai, e que ele não faz acepção de pessoas.

Como se fortalecer na força e no poder de Deus.
Texto base: Efésios 6.10 -18
A exortação final de Paulo neste livro se refere à preparação do cristão para enfrentar os desafios no mundo. Devemos ser fortalecidos no Senhor, Deus é maior do que nossos problemas!
6.11-12  Armadura de Deus, Deus criou, e D’ele é com a armadura de Deus que podemos enfrentar e vencer o diabo e as forças do mal, para vencer o Adversário e "permanecer inabaláveis", precisamos vestir a armadura de Deus veja 1 Tessalonicenses 5:8
6:14  O cinto da verdade  Apertar com uma correia, com um cinto; pôr à cinta. Cercar, rodear, circunscrever. Gn.3:7e 21 ( santifica-os na verdade; a tua palavra e a verdade. João 17:17 )
Couraça da justiça, de Deus, Deus e justo , não vem de nós) O Senhor Jesus pode se vestir de Sua própria justiça (Is 59:17). Nele (JESUS)não há nada que o inimigo possa perfurar com acusações. Nós, porém, não podemos nos vestir de justiça própria. Não fomos salvos por “obras de justiça que houvéssemos feito” (Tt 3:5), nem nos mantemos salvos por nossas próprias justiças. Quando lembramos, porém, que em Cristo fomos feitos justiça de Deus (II Co 5:21), entendemos que estamos indestrutivelmente protegidos.
6:15 A preparação do soldado de Cristo  é através do evangelho da paz(Mt.5.9) É interessante que, Paulo nos lembra que a nossa missão é de reconciliação, como servos do Príncipe da Paz veja (ef.2:14-18).
6:16 Escudo da fé Este escudo transmite a idéia predominante em toda armadura – defesa. Ou seja, esta armadura não está disponível para que ataquemos nossos inimigos; é para que nos defendamos deles. Neste versículo, o inimigo e suas armas são identificados. O inimigo é o “maligno” (o “diabo” no v. 11) e seus ataques são “flechas com fogo” (apontando nossas fraquezas, para que desanimemos). Mas a nossa defesa também é enfatizada. Precisamos exercitar nossa fé em tudo que envolve a vida cristã.Satanás não vai parar de nos atacar com seus dardos inflamados, mas nenhum deles pode ser mais forte do que esta simples verdade: “Eu creio, Senhor”!
O cristão se defende com o escudo da fé. Quando temos convicções  fundadas na palavra de Deus, podemos resistir aos assaltos do Inimigo (Romanos 10:17).
 6:17  Capacete da salvação , O capacete protege a cabeça, e neste versículo, o sentido parece ser proteção da mente. Sendo que esta parte está ligada à “salvação”, então parece correto afirmar que o capacete, aqui, protege nossa mente de dúvidas relacionadas à salvação. Lembrando que em todo este trecho o inimigo que nos ataca é chamado de “diabo” (acusador), Capacete é a salvação que Cristo nos trouxe (Atos 4:12).
Espada do Espírito, Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. [Hebreus 4:12]
 (2 Coríntios 10:3,4)  A nossa espada, nossa única arma ofensiva, é a palavra de Deus.
 Conlusão    6:13  Depois de ter feito tudo ficais firmes
6:18,19 Assim instruídos pela palavra, armados e confiando no Senhor, devemos desenvolver o hábito de oração constante PARA SERMOS REVESTIDOS DAS  ARMAS  E ARMADURAS DE DEUS
Devemos saber que:  Oração é a comunicação com Deus, devemos Suplicar  e  pedir ajuda , sempre Orando "no Espírito"Vigiando, A perseverança sugere uma atitude de dedicação incansável ao ministério da oração. devemos orar pelos santos, fazendo súplicas em favor dos irmãos em Cristo. Devemos ter um Espírito adorador
 CONVITE

Nenhum comentário:

Postar um comentário