terça-feira, 3 de maio de 2011

A verdadeira doutrina e os falsos mestres

Autor: Daniel J. de Souza
parte 9
Pg. 20
1-    mitos gnósticos (a doutrina das emoções);

2-    mitos judaicos (lendas talmúdicas),
Talmúdicas: Vem da palavra talmude, no Hb.Erudição”: Uma compilação das tradições dos judeus.  A parte primeira apareceu em 450 A.D., a segunda, em 500 A.D.

           Este tipo de pregação imaginária não traz nova luz às Escrituras, muito pelo contrário, ela origina mais perguntas, desviando assim o crente da verdade de Deus.  Observe que a palavra “questões” (ARC), usada neste versículo, não se refere a um método de aprendizagem ou pura inquirição, mas a perguntas que levam as frustrações e duvidas, por causa de um ensino apóstata.

           Ao contrário da pregação destes falsos mestres, Paulo diz que o trabalho de Deus deve ser feito com amor, partindo de um coração puro, uma boa consciência e uma fé sincera 1ºTm 1:5.
  
           Tt 1:14 “fabulas judaicas” Platão e muitos outros filósofos rejeitavam ou reinterpretavam os mitos que eles acreditavam dar uma falsa impressão de deuses, embora alguns acreditassem que os mitos podiam ser usados para ilustra verdades. 

           Filon, Josefo e outros judeus discutiam que suas escrituras não continham mitos; mas elaborações comuns, e Paulo provavelmente os tem aqui à vista Tt 1:14.  “Genealogias” podiam se referir á expansões de genealogias bíblicas, como em alguns trabalhos judaicos deste período, ou talvez falsas atribuições pós-bíblicas de ascendência 1ºTm 4:7; 1ºTm 6:4,40 e 2ºTm 2:14, 16 e 23.








Pg. 21
           1ºTm 1:5“o fim do mandamento” O alvo supremo de toda a instrução da Palavra de Deus não é o conhecimento bíblico em si mesmo, mas uma transformação moral interior da pessoa, que se expressa no amor, na pureza de coração, numa consciência pura e numa fé sem hipocrisia At 24:16.  No tocante a essa verdade, dois fatos importantes devem ser conservados em mente.

a) O conceito bíblico de ensino e aprendizagem não é primeiramente transmitir conhecimento ou preparar-se academicamente.  É produzir santidade e uma vida piedosa que se conforme com os caminhos de Deus 2ºTm 1:13.

b) O mestre na Palavra de Deus deve ser uma pessoa cuja vida seja uma demonstração de perseverança na verdade, na fé e na santidade 1ºTm 3:1-13.  Na literatura grega também preza uma “boa consciência”, o Antigo Testamento exalta um “coração puro” Sl 24:4 e Sl 73:1 e 13; Rm 13:8 e 2ºTm 2:22.

           1ºTm 1:6 – “Loquacidade frívola”.  Dá a idéia de mera especulação vã.  As pessoas descritas não chegam à verdade por este meio, e até se desviam das verdades essenciais da fé cristã.  Na edição (RAB) revista e atualizada no Brasil diz: Loquacidade frívola.
Loquacidade: Superfluidade de palavras.
Frívola: Pessoa leviana.  Leviana é, que não tem seriedade ou que procede repreensivelmente.  Assim eram os falsos mestres na época de Timóteo.  Vemos aqui dois tipos de ministros:

·       O ministro fiel (Timóteo)
a)   1ºTm 1:2 – Salvo. Timóteo era uma pessoa livre da condenação eterna, pois tinha Cristo na sua vida e expressava para todos em sua volta At 16:1; 1ºCo 4:17; Fp 2:19 e 1ºTs 3:2.

b)  1ºTm 1:3 – Diligente.  Timóteo era um ministro cuidadoso Pv 10:4; Pv 12:24; Pv 12:27; Pv 13:4 e Pv 21:5.
continua amanha
Deus te abençoe
Ir Fausto

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