quarta-feira, 27 de abril de 2011

A Verdadeira Doutrina e os Falsos Mestres

           Autor Daniel J. de Souza
parte 8
1ºTm 1:2 – Timóteo significa como já vimos “quem adora a Deus”, os próximos elementos de uma carta eram os nomes dos endereçados e a saudação.  As pessoas educadas, na Antigüidade, normalmente enviavam uma carta para uma pessoa específica, mas pretendiam que aquela carta fosse publicada ou que fosse uma carta aberta para um grupo.  A publicidade de Paulo sustentava a autoridade de Timóteo através desta carta; ela funcionava como uma “carta de recomendação” aberta, para ele.  Os patrões freqüentemente enviam cartas de recomendação em favor de seus constituintes, ou dependentes políticos.  Tais cartas, se pretendesse serem usadas uma só vez, seriam seladas. A carta de Timóteo, contudo, podia ser lida publicamente nas reuniões da igreja, reforçando a autorização apostólica de Timóteo.

           “Meu verdadeiro filho” soaria como uma terminologia para um herdeiro legal.  Pensa-se que Timóteo tenha presenciado o apedrejamento de Paulo em Listra At 14:19-20, tornando-se crente e filho espiritual de Paulo naquela ocasião.  Mais tarde tornou-se seu companheiro no ministério At 16:1-4, 1º Co 4:17, Fp 2:19 e 1º Ts 3:2.

Deturpadores das escrituras – 1º Tm 1:3-11.
           1ºTm 1:3 – “Que ficasses em Éfeso”.  Timóteo ficava em Éfeso enquanto Paulo viajava para o norte através de Trôade 2ºTm 4:13 e pela Macedônia.  Paulo aqui lembra os leitores 1ºTm 1:2 que ele autorizara Timóteo a agir em sua autoridade.  “para advertires a alguns que não ensinem outra doutrina”.  “a alguns” Expressão indefinida.  Paulo não quis apontar ninguém.  “outra doutrina”  Literalmente “heteroxia” do Gr. “heteros”, radicalmente diferente, e não de “allos”, diferente, outro, mas da mesma classe.  Sete anos antes de Paulo escrever esta epístola advertira os presbíteros de Éfeso de que os falsos mestres procurariam distorcer a verdadeira mensagem de Cristo At 20:29.




Pg. 19
           Agora que isso já estava acontecendo, Paulo exorta Timóteo a confrontá-los com coragem.  Este jovem pastor não devia transigir com esses falsos ensinos que corrompiam tanto a lei quanto ao evangelho.  Ele devia travar contra eles o bom combate 1ºTm 1:18 mediante a proclamação da fé original, conforme o ensino de Cristo e dos apóstolos 2ºTm 1:13-14.  A expressão “outra doutrina” vem do Gr. “heteros” e significa estranha, falsificada, diferente At 20:1-3, Fp 2:24 e Gl 1:6-7.

           1ºTm 1:4 – Fábulas e genealogias”.  Os falsos mestres de Éfeso erravam acrescentando longas histórias imaginárias alheias às Escrituras.  Tais lendas nasceram com os antigos rabinos hebreus que criaram pseudo-históricas bíblicas, baseadas nas sugestões dadas pelas genealogias do Velho Testamento.  Essas fábulas estavam desviando os crentes efésios das Escrituras, levando-os a viverem conforme os ensinos humanos.

Fábulas: Significa uma narração, na qual seres irracionais, e mesmo objetos inanimados, são representados como agindo e falando, para ensinar lições morais.  Há apenas duas na Bíblia:
a)    Jz 9:7-15 – As árvores ungem um rei.
b)   2ºRs 14:9 – O cardo e o cedro.  Cardo” significa planta espinhosa da família das compostas e “Cedro” é uma árvore conífera.  O cedro do Líbano atinge 40 metros de altura e um perímetro de 11 metros.  Símbolo de força e magestade.

Genealogias: Série de antepassados de alguém.  Nenhuma nação foi mais cuidadosa em conservar as suas genealogias do que os judeus.  Provavam pelas genealogias os direitos que tinham as diferentes famílias às respectivas heranças, e se fornecia a prova da descendência do Messias.

           Há duas genealogias no Novo Testamento (Mt 1 e Lc 3); as duas são de uma só pessoa, de nosso Salvador.  Fábulas e genealogias.  Há duas interpretações:
Continua amanha.
Deus te abençoe.
Ir Fausto W. Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário