quarta-feira, 13 de abril de 2011

A VERDADEIRA DOUTRINA E OS FALSOS MESTRES

Autor: Daniel Jorge de Souza
parte 5
A VERDADEIRA DOUTRINA E OS FALSOS MESTRES
( Cap. 1 )

           Paulo instrui Timóteo a permanecer em Éfeso fortalecendo os crentes na fé e combatendo as falsas doutrinas 1ºTm 1:3.  Tudo indica que os falsos mestre de Éfeso tinham certa formação judaica porque enfatizavam lendas e genealogias judaicas em seus ensinamentos.  Eles acreditavam que a salvação dependia da guarda da lei ao invés da fé em Jesus Cristo.

           Paulo provou com o exemplo de sua própria vida, que a salvação é obtida somente através da fé em Cristo.  O propósito da lei não é salvar, mas mostrar nossa necessidade de salvação, levando-nos assim a Cristo, nosso Salvador. 
           Vejamos duas palavras que é o ponto principal neste estudo: “doutrina e mestre”.
Doutrina: Esta palavra ocorre em toda a Bíblia 54 vezes, sendo no Antigo Testamento 7 vezes e no Novo Testamento 47.  Doutrina significa literalmente ensino normativo, terminante, como regra de fé e prática.  É coisa séria.  É fator altamente influente para o bem e para o mal.  A sã doutrina é uma bênção para o crente e para a Igreja, mas a falsa – corrompe, contamina, ilude e destrói.  Esta palavra no Gr. é:
           a) “didache”, doutor, denota ensinamento, quer aquilo que é ensinado (por exemplo, Mt 7:28; Tt 1:9 e Ap 2:14, 15 e 24, quer o ato do ensino, instrução (por exemplo, Mc 4:2 e Rm 16:17).

           b) “didaskalia” denota, como a letra a  (do qual, porém, deve ser diferenciado): aquilo que é ensinado, doutrina Mt 15:9; Mc 7:7; Ef 4:14; Cl 2:22; 1ºTm 1:10; 1ºTm 4:1, 6; 1ºTm 6:1, 3; 2ºTm 4:3 e Tt 1:9, doutrina, na última parte do versículo; veja também a letra a Tt 2:1, 10; ensino, instrução Rm 12:7; Rm 15:4; 1ºTm 4:13, 16; 1ºTm 5:17; 2ºTm 3:10 e 16 e Tt 2:7.


Pg. 13
           No mesmo tempo que o termo “didache” é usado apenas duas vezes nas Epístolas Pastorais (em 2ºTm 4:2 e Tt 1:9), o termo “didaskalia” é empregado quinze vezes.  Ambos são usados nos sentidos ativo e passivo (ou seja, o ato de ensinar e o que é ensinado); a voz passiva é predominante em “didache”, e a voz ativa, em “didaskalia”; o primeiro põe em relevo a autoridade, o último, o ato (cremer).  À parte do apóstolo Paulo, os outros escritores só usam o termo “didache”, exceto em Mt 15:9 e Mc 7:7 (“didaskalia”).  E Hb 6:1, o termo “logos” “palavras”, é traduzido por “doutrina”, literalmente, a palavra de Cristo.

           O plano de Deus é que depois de salvos, todos cheguem ao pleno conhecimento da verdade 1ºTm 2:4 – ARA.  A tragédia espiritual de inúmeros crentes, é que não atentam para isso.  Podemos pagar muito caro por uma só ignorância espiritual Jz 2:10-11; Jz 16:20; 2ºRs 4:39-40.

           Enquanto estudamos as doutrinas bíblicas, que são os fundamentos da nossa fé, peçamos ao Espírito Santo que torne essas verdades bem reais em nossos corações.  Ele é o divino autor da Palavra que contém os ensinos santos e básicos que cremos e disseminamos. 

·       Formas de doutrinas: Há pelo menos três formas de doutrina.  Uma é sublime e santa.  Duas são perniciosas e deletérias.
a) A doutrina de Deus Pv 4:2; Mt 7:28; Lc 4:32; Jo 7:16; At 2:42; At 13:12 e Tt 2:1.

           b) A doutrina de homens Jr 23:16; Mt 15:9; Mt 16:12; Cl 2:22 e Tt 1:14.

           c) A doutrina de demônios 1ºTm 4:1.  Há, pois, demônios cuja atividade não é espalhar violência e outros males ostensivos, mas ocupar-se com o ensino maléfico, falso, errôneo e enganoso.
Continua amanha.
Deus te abençoe.
Ir Fausto . Brasil
Retire suas duvidas com o autor. 

Um comentário:

  1. Oh Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.
    Quando deixamos aqui o nosso comentario, é o verdadeiro oleo precioso que é derramado e que traz a unção e unge aquele que o lê formando uma nova ideia pelo Espírito Santo de Deus, trazendo a vida e as benção que Deus tem colocado nas tuas mãos para abençoar o que estiver ao alcance destas palavras.
    Não deixe de fazer aqui o seu comentario ele é muito imortante para todos.
    Deus te abençoe.
    Ir Fausto W. Brasil

    ResponderExcluir